quinta-feira, 30 de abril de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 01/05 - Eu sou o caminho, a verdade e a vida! - Jo 14, 1-6



Jesus disse: “Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fosse assim, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós. E depois que eu tiver ido e preparado um lugar para vós, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais vós também. E para onde eu vou, conheceis o caminho”. Tomé disse: “Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?”. Jesus respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.


LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

Na liturgia de hoje Jesus se apresenta como a Verdade, a Vida e o Caminho para o Pai. Peçamos a graça de acolhermos a Palavra de Deus neste dia e deixarmo-nos conduzir pelo Senhor de nossas vida. Rezemos: Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)

O que diz o texto. Leia-o atentamente e identifique as expressões que revelam a missão de Jesus. De que forma Jesus é a Vida, é o Caminho, é a Verdade? Qual é o significado das palavras de Jesus: "Não se perturbe o vosso coração! Crede em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas"?
Também nós, como Tomé, muitas vezes percebemos essa mesma dúvida: "Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?". E Jesus então nos diz: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida! Ninguém vai ao Pai senão por mim".
Jesus não é o nosso guia, ele é o Senhor do Caminho, porque ele é o único que tem nas mãos o caminho da humanidade, e o dá, o oferece. Ninguém vem ao Pai senão por mim. Esse é o Projeto de Deus para a salvação da humanidade. E para a humanidade alcançar sua divinização é necessário passar por esse Caminho, aplicar esse Método e pôr em prática esse Projeto.
Jesus é a Verdade, porque ele é a fidelidade do Pai. Ele realizou tudo o que o Pai lhe pediu. Foi fiel à missão que o Pai lhe confiou. Foi fiel a todo o povo que Deus entregou em suas mãos.
Jesus declarou abertamente: "Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância". (Jo 10,10) Em sua missão, Jesus formou seus discípulos e os enviou para proclamarem o Evangelho do arrependimento, da cura aos doentes, do perdão das ofensas e para que arrancassem o mal que gera o desequilíbrio da vida no ser humano. Jesus entregou a sua vida em favor do ser humano.
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

O que o texto diz para mim? Diante de Jesus Caminho reflita: O que você faz para que Jesus seja o seu Caminho? Por que temos dificuldades de andar nesse Caminho? Diante de Jesus Verdade podemos pensar: Quais são os critérios que guiam nossas decisões e nossos projetos? Como olhamos e julgamos a realidade hoje? Diante de Jesus vida pense: Amo a vida? A quem coloco como alicerce da minha vida? Como cuido e mim e nos outros da vida humana?
Precisamos confrontar os projetos humanos com o projeto de Deus. Os caminhos humanos com o Caminho de Deus. A verdade de Jesus é aquela que nos faz pensar como Jesus pensou. Que nos faz ter as escolhas e preferências de Jesus. Que nos faz olhar o mundo como Jesus o olha. Deus quer a vida plena para seus filhos, gerados à sua imagem e semelhança. E o mundo necessita de pessoas capazes de gerar a vida conforme o projeto de Deus e como ele a ama e a conserva.
(Reflexões do livro: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, publicado por Paulinas)
3- ORAÇÃO (VIDA)

Apresente ao Senhor a prece que brotou em seu coração. Apresente ainda as necessidades da humanidade e do povo brasileiro neste Dia do Trabalho. Tenha presente os trabalhadores, os desempregados, todos aqueles que lutam por condições dignas de trabalho...
Conclua com a oração: Pai misericordioso, dirige teu olhar sobre teu povo disperso por toda a terra. Faz com que todos quantos, pelo batismo, vivemos em Cristo ressuscitado, saibamos sempre reconhecer a voz de pastor e guia da tua Igreja. Concede-nos a alegria do Espírito e a força de sermos fieis. Que nossa fé seja estrela luminosa no céu dos homens, como Cristo ressuscitado é a luz, a verdade e a vida para sempre. Amém. (Do livro: Ele está no meio de nós, Paulinas).
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Recolha em poucas palavras o apelo que você sentiu para colocar em prática durante o dia. O que me proponho a viver?
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Angela Klidzio, fsp


 
COMENTÁRIOS
As palavras de Jesus revelam o Pai

O trecho do evangelho é uma bela lição da via do conhecimento de Deus. O conhecimento de Deus se dá através de Jesus Cristo, “imagem do Deus invisível”. O primeiro versículo do texto de hoje denuncia a ignorância dos discípulos: eles não conhecem Jesus, por isso não conhecem também o Pai, pois o Pai se revela no Filho (cf. Jo 14,9). Para conhecer o Pai, é preciso passar pelo Filho, que é a “porta” de acesso ao mistério de Deus (cf. Jo 10,9). Agora, é a vez de Filipe; seu desejo é ver o Pai. “Conhecer” para o evangelho de João é entrar em comunhão. Somente entrando em comunhão com Jesus é possível conhecer Deus, viver na intimidade de Deus. A intervenção de Filipe revela a incompreensão dos discípulos, ao mesmo tempo que permite a Jesus manifestar o seu desapontamento. Notemos que a incompreensão dos discípulos é um traço presente nos quatro evangelhos. A falta de fé impede de ir para além das aparências. Somente a fé permite reconhecer que diante de Jesus se está diante da presença de Deus. As palavras de Jesus revelam o Pai; o que Jesus realiza, as suas obras, dão testemunho de sua comunhão com o Pai.
Pe. Carlos Alberto Contieri


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=01%2F05%2F2015#ixzz3Yobi6Bt8 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário