quinta-feira, 9 de abril de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 09/04 - A paz esteja convosco! - Lc 24, 35-48



Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como o tinham reconhecido ao partir o pão. Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!”. Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um espírito. Mas ele disse: "Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede!Um espírito não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho". E dizendo isso, ele mostrou-lhes as mãos e os pés. Mas eles ainda não podiam acreditar, tanta era sua alegria e sua surpresa. Então Jesus disse: "Tendes aqui alguma coisa para comer?" Deram-lhe um pedaço de peixe assado. Ele o tomou e comeu diante deles. Depois, disse-lhes: "São estas as coisas que eu vos falei quando ainda estava convosco: era necessário que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos". Então, ele abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, e disse-lhes: "Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, e no seu nome será anunciada a conversão, para o perdão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas destas coisas".
LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

O encontro com o Senhor ressuscitado e a constatação de que de fato o Senhor está vivo, transformam a preocupação e a dúvida em paz e alegria. A exemplo dos discípulos, possamos também nós, no encontro com a Palavra, reconhecer o Senhor ressuscitado que se faz presente em nossa vida.
Rezemos: Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)

Leia o texto. Repita as palavras ou frases que mais chamaram a sua atenção durante a leitura. Você recorda de outras citações bíblicas que tratam dos mesmos elementos presentes neste texto? Por que Jesus deseja a paz aos seus discípulos? Por que Jesus diz: "Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede!"?
O texto de hoje é continuidade do relato dos discípulos de Emaús. Depois que os discípulos que caminhavam para Emaús reconheceram Jesus ao partir do pão e contaram aos outros o que tinha acontecido e como tinham reconhecido Jesus, nos demais discípulos ainda permanecia o sentimento de preocupação e dúvidas, ainda estavam assustados. Mas o Senhor que se dará a conhecer também a eles. O Senhor se faz presente e lhes deseja a paz: "A paz esteja convosco!". A paz e a alegria contrastam com o medo, por isso Jesus diz: "Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede!". Tocar e ver é uma forma de comprovar que Jesus não é um fantasma. A ressurreição de Jesus é real, as marcas da paixão não desapareceram, são visíveis e atestam que os discípulos estão diante daquele que foi morto mas ressuscitou conforme as Escrituras: "Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, e no seu nome será anunciada a conversão, para o perdão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas destas coisas".
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

Releia o texto do Evangelho e o breve comentário ao lado. O que a Palavra diz para mim hoje? O que significa a paz que Jesus anuncia aos seus discípulos e também a mim? Permita alguns instantes de silêncio para que a Palavra de Deus provoque outros questionamentos e traga novas luzes à sua vida.


3- ORAÇÃO (VIDA)

Apresente o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido.
Conclua com a oração: Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus e buscar em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude me proponho a viver no dia de hoje?
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Angela Klidzio, fsp

 
COMENTÁRIOS
O Crucificado é o Ressuscitado

Os relatos da aparição do Senhor são comunicação da experiência pela qual os discípulos reconheceram que o Senhor estava vivo, no meio deles. O evangelho de hoje é a sequência do relato dos discípulos de Emaús. A comunicação espiritual da experiência do Ressuscitado é ocasião em que o próprio Senhor se faz presente. Mas sua presença não é evidente a todos e nas mesmas circunstâncias. A presença do Ressuscitado não é desvario ou ilusão; ela é real e histórica. A experiência que provoca uma alegria que perdura para além de um momento aprazível é o modo de reconhecer que o Senhor está presente. Nosso texto afirma uma identidade diferenciada: o Crucificado é o Ressuscitado. Essa é a mensagem contida no convite a olhar as mãos e os pés que trazem a marca da crucifixão. Embora o seu corpo traga as marcas de sua paixão, trata-se de um corpo glorioso o qual não há lugar onde não possa estar. É um modo de presença que ultrapassa os limites do visível e do imediatamente perceptível. Exige fé. A vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo são indissociáveis. A presença do Ressuscitado aguça a memória, convida a reler a história e oferece a hermenêutica que possibilita compreender, na sua finalidade, as Escrituras. O texto nos dá uma bela lição: a ressurreição de Jesus não anula a sua paixão; para chegar ao reconhecimento do Cristo glorioso é necessário passar por sua paixão e morte de cruz.
Pe. Carlos Alberto Contieri


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5189#ixzz3WpnELmBj 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário