sexta-feira, 10 de abril de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 10/04 - Jesus ressuscitado aparece aos seus discípulos - Jo 21, 1-14



Depois disso, Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Gêmeo, Natanael, de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos dele. Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Nós vamos contigo”. Saíram, entraram no barco, mas não pescaram nada naquela noite. Já de manhã, Jesus estava aí na praia, mas os discípulos não sabiam que era Jesus. Ele perguntou: “Filhinhos, tendes alguma coisa para comer?”. Responderam: “Não”. Ele lhes disse: “Lançai a rede à direita do barco e achareis”. Eles lançaram a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. Então, o discípulo que Jesus mais amava disse a Pedro: “É o Senhor!”. [...].
LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

Nesta oitava pascal, a liturgia vem nos mostrando que Jesus ressuscitado se manifestou aos seus discípulos de muitas maneiras. Hoje, rezaremos o encontro de Jesus com os discípulos à beira do mar de Tiberíades. É na proximidade com a Palavra de Deus que também nós nos encontraremos com o Senhor, ouviremos a sua palavra, acolheremos a vida que ele nos oferece.
Pedimos: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)

Leia o texto de Jo 21, 1-14 na sua Bíblia. Releia novamente e procure recontar a narrativa. A quem Jesus se dá a conhecer? Em que contexto Jesus aparece aos discípulos? Através de qual gesto os discípulos reconhecem Jesus? Recorde também outros relatos das aparições de Jesus e verifique os elementos comuns nas narrativas.
A aparição de Jesus se dá agora na Galiléia onde estão seus discípulos Simão Pedro, Tomé, Natanael, Tiago e João, filhos de Zebedeu e outros dois discípulos (um deles é João, o discípulo amado que na narrativa reconhece Jesus) à beira do mar de Tiberíades. Depois dos acontecimentos em Jerusalém, eles agora retornam para sua terra e suas atividades. Eram pescadores quando foram chamados por Jesus e agora retornam para suas atividades.
Inicialmente, os discípulos conversam com Jesus mas não o reconhecem. Eles podem ver e ouvir Jesus, porém, não conseguem perceber que diante deles está o Senhor Ressuscitado. Jesus sabia que eles não haviam pescado nada, por isso os aconselha a lançarem a rede do outro lado da barca.
Os discípulos nada questionam, simplesmente lançam as redes. "Eles lançaram a rede e não conseguiam puxa-la para fora, por causa da quantidade de peixes. Então, o discípulo que Jesus amava disse a Pedro: É o Senhor!". Somente com o sinal da pesca abundante é que João, o discípulo amado reconhece Jesus e comunica a Pedro.
Os pescadores então retornam com o barco e a rede cheia de peixes. O evangelista destaca que eram cento e cinquenta e três grandes peixes. Ao número é atribuído o significado da universalidade. Já em terra, avistam brasas com peixe e pão. O "vinde comer" é um convite aos discípulos para se nutrirem do alimento que o Senhor oferece. Jesus mesmo "tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe". Também aqui, a exemplo dos discípulos de Emaús, a refeição partilhada confirma aos discípulos que o Senhor está vivo no meio deles: "nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor".
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

O que o texto me fala? Que aspectos do mistério de Deus esta passagem proporciona conhecer? Que luz nos dá Jesus, com sua pessoa e sua mensagem? O que o texto está me pedindo?
É preciso acreditar que Jesus ressuscitou, que venceu a morte e está vivo em nosso meio. É preciso acreditar na sua palavra e sem medo lançar a rede onde ele nos indicar. É preciso ter consciência que sem Jesus não produzimos frutos, conforme ele mesmo nos lembra: "sem mim nada podeis fazer" (Jo 15, 5).
3- ORAÇÃO (VIDA)

Senhor nosso Deus, assim como os discípulos à beira do mar de Tiberíades reconheceram vosso Filho ressuscitado, dai-nos a graça de reconhecermos a sua presença junto de nós. Que possamos reconhecer a sua presença na Palavra, na Eucaristia e nos nossos irmãos.
Celebrando com Maria a alegria da ressurreição de seu Filho rezemos:

- Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia!
- Porque quem merecestes trazer em vosso puríssimo seio, aleluia!
- Ressuscitou como disse, aleluia!
- Rogai a Deus por nós, aleluia!
- Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, aleluia!
- Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia!
Ave, Maria...
- Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos: Ó Deus, que alegrastes o mundo com a ressurreição de vosso Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, concedei-nos, vo-lo suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor. Amém.
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Qual apelo desejo colocar em prática durante o dia? O que me proponho a viver? Como vou atingir este propósito?


BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Angela Klidzio, fsp

 
COMENTÁRIOS
Terceira aparição do ressuscitado

Trata-se da terceira aparição de Jesus ressuscitado aos seus discípulos. O mar de Tiberíades está repleto de recordações de Jesus: o chamado dos primeiros discípulos, os ensinamentos, a tempestade acalmada, as curas, tantos encontros de pessoas com Jesus, nas quais foi despertada a fé na vida. Nesse lugar é que os discípulos, retomando a vida depois da morte de Jesus, encontram-se com o Senhor, agora, ressuscitado. A presença do Senhor ressuscitado é de outra natureza, bem diferente da que os discípulos estavam acostumados, quando do tempo da vida terrestre de Jesus; por isso, não evidente imediatamente. Trata-se de um modo de presença que se faz sentir e reconhecer sem deixar marcas na areia, mas somente no coração. Os discípulos, no entanto, não sabiam que era Jesus. Essa observação nos sugere que a presença do Cristo ressuscitado é bem outra que a física; ela só é percebida pela fé. Ante a palavra eficaz do Senhor, o discípulo amado, símbolo do homem de fé, capaz de ler os acontecimentos à luz da fé, poderá proclamar: “É o Senhor!”.
Pe. Carlos Alberto Contieri


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=10%2F04%2F2015#ixzz3Wvo0Cw9w 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário