sexta-feira, 10 de abril de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 11/04 - As aparições do Ressuscitado - Mc 16, 9-15



Ressuscitado na madrugada do primeiro dia depois do sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, de quem tinha expulsado sete demônios. Ela foi anunciar o fato aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e choravam. Quando ouviram que ele
estava vivo e tinha sido visto por ela, não acreditaram. Depois disso, Jesus apareceu a dois deles, sob outra aparência, enquanto estavam indo para o campo. Eles contaram aos outros. Também não acreditaram nesses dois. Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos, enquanto estavam comendo. Ele os criticou pela falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado. E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura!”.
LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

Estamos no último dia da Oitava da Páscoa. Hoje é o evangelista Marcos quem nos apresenta o encontro do Ressuscitado com Maria Madalena e com os discípulos em diversos momentos. O relato nos coloca diante da mesma experiência vivida pelos personagens que conhecemos ao longo da semana: a dificuldade em acreditar que o Senhor verdadeiramente ressuscitou e está vivo. Por isso, Jesus critica a falta de fé e a dureza de coração de seus discípulos.
Pedimos que o Espírito Santo abra o nosso coração e nos torne sensíveis para reconhecermos o Senhor e acolhermos a sua palavra. Rezemos: Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)

Leia o texto pausadamente. Leia novamente e procure relacionar o texto com outras narrativas da aparição de Jesus, rezadas durante a semana. Quem são as testemunhas da ressurreição que aparecem no texto? Por que a dificuldade em acreditar que Jesus ressuscitou? Qual é o pedido que Jesus faz aos seus discípulos?
Como foi difícil para os discípulos compreenderem a ressurreição de Jesus. Antes de sua morte, Jesus mesmo advertiu seus discípulos: "'Vede, estamos subindo para Jerusalém, e vai se cumprir tudo o que foi escrito pelos profetas sobre o Filho do Homem. Ele será entregue aos gentios, zombarão dele, o insultarão e nele cuspirão. Depois de o açoitar, vão matá-lo, mas no terceiro dia, ele ressuscitará'. Eles nada compreenderam de tudo isso: o sentido da palavra lhes ficava encoberto e eles não entendiam o que lhes era dito" (Lc 18, 31-34).
Ressuscitado, Jesus se manifestou diversas vezes e essas pessoas se tornaram testemunhas da sua ressurreição. Porém, ainda assim muitos não acreditaram. É por isso que Jesus os critica: "Ele os criticou pela falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado".
Por fim, Jesus envia seus discípulos: "Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura". O próprio Senhor estava com eles e confirmava sua missão por meio dos sinais que os acompanhavam.
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

O que o texto diz para mim? Qual foi a palavra que encontrou sintonia com a realidade que estou vivendo? Como ecoou em mim as palavras de Jesus: "Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura"? Por que Jesus critica a falta de fé e a dureza de coração? Como testemunho a minha fé? De que forma anuncio a Boa-Nova de Jesus?
3- ORAÇÃO (VIDA)

Doxologia Pascal (Gregório de Nissa)
Ó Páscoa, grande e santo mistério, que purifica todo o universo. Desejo falar-te como se tivesses alma. Ó Verbo de Deus, Luz e Vida, Sabedoria e Poder! Eu te saúdo com teus múltiplos nomes: Preclaro rebento, aragem e imagem do Espírito! Ó Palavra de Deus, ser visível que tudo assumes e tudo governas com teu poder! Digna-te escutar minhas palavras: elas não são o início, mas, com certeza, o complemento de minha oferta.
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Recolha em poucas palavras o apelo que você sentiu para colocar em prática durante o dia. O que me proponho a viver? Como vou atingir este propósito?
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


Ir. Angela Klidzio, fsp

 
COMENTÁRIOS
O Ressuscitado critica os Onze por causa de sua falta de fé

É comum, hoje, entre os comentaristas de Marcos, afirmarem que 16,9-20 é um acréscimo posterior. Originalmente, o evangelho de Marcos terminava no v. 8 do mesmo capítulo 16. O trecho que nos ocupa e a sua sequência foram compostos a partir de textos do Novo Testamento. Como o evangelho de Marcos não possui relatos das aparições do Ressuscitado, o autor anônimo da inserção quis, apoiando-se em textos dos outros evangelhos e dos Atos dos Apóstolos, fazer um resumo das aparições do Senhor, com a missão dada aos Onze e a ascensão. O tema dominante é a falta de fé: os discípulos não creem no testemunho daqueles que “viram” o Senhor ressuscitado. Ora, a mediação para a fé é o testemunho. Assim como Jesus criticava os seus discípulos durante a sua vida terrestre (cf. 5,40), agora, o Ressuscitado critica os Onze por causa de sua falta de fé. A dureza do coração, aqui, é a resistência que se opõe à fé e que impede de aceitar o testemunho como mediação da própria fé. O nosso texto é um convite a passar da incredulidade à fé.
Pe. Carlos Alberto Contieri


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5191#ixzz3Wy3vGBvo 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário