domingo, 5 de abril de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 06/04 - Alegrai-vos! - Mt 28, 8-15



E saindo às pressas do túmulo, com sentimentos de temor e de grande alegria, correram para dar a notícia aos discípulos. Nisso, o próprio Jesus veio-lhes ao encontro e disse: “Alegrai-vos!”. Elas se aproximaram e abraçaram seus pés, em adoração. Jesus lhes disse: “Não tenhais medo; ide anunciar a meus irmãos que vão para a Galileia. Lá me verão”. Quando foram embora, alguns da guarda entraram na cidade e comunicaram aos sumos sacerdotes o que tinha acontecido. Reunidos com os anciãos, deliberaram dar bastante dinheiro aos soldados; e instruíram-nos: “Contai o seguinte: ‘Durante a noite vieram os discípulos dele e o roubaram, enquanto estávamos dormindo’. [...]”. Eles aceitaram o dinheiro e fizeram como lhes fora instruído. [...].
LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

Nesta oitava da Páscoa, celebremos cada dia com grande júbilo, pois o Senhor ressuscitou e está vivo em nosso meio. A liturgia que nos apresenta a aparição do Ressuscitado às mulheres e aos seus discípulos, também nos coloca diante do Senhor ressuscitado, para que cada um de nós possa viver com profundidade o encontro com o Senhor em sua vida.
Pedimos a graça de bem compreendermos a Palavra que vamos meditar e rezar. Silenciando o coração, repita algumas vezes a oração: Jesus Mestre, iluminai minha mente, movei meu coração, para que esta meditação produza em mim frutos de vida. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)

O que diz o texto bíblico? Leia-o atentamente e procure compreendê-lo. Qual é a experiência vivida pelas mulheres diante do túmulo vazio? Por que a preocupação dos sumos sacerdotes em esconder a ressurreição de Jesus? Qual é a mensagem que o próprio Cristo dirige às mulheres?
No texto anterior ao relato que estamos rezando, lemos que José de Arimatéia colocou Jesus num túmulo novo, rolou uma grande pedra e retirou-se. Pilatos havia designado uma guarda para assegurar o sepulcro, pois os fariseus haviam recordado as palavras de Jesus enquanto ele estava vivo: "Depois de três dias eu vou ressuscitar!". No primeiro dia da semana, as mulheres foram ver o sepulcro. Apareceu então um anjo que lhes disse: "Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui! Ressuscitou como havia dito!" O evangelista destaca que também os guardas que vigiavam o túmulo viram o anjo e ficaram com muito medo. São eles que levam a notícia aos sumos sacerdotes e são subornados para dizerem que o corpo de Jesus foi roubado pelos discípulos. Já as mulheres, saem do túmulo correndo, com sentimentos de temor e alegria para darem a notícia aos discípulos.
Depois dos diversos textos sobre as mulheres que vão ao túmulo e a constatação de que o Senhor não estava mais ali, agora, nesta oitava pascal, nos encontraremos com relatos sobre a aparição do Senhor ressuscitado. É o próprio Cristo que vai ao encontro das mulheres com o convite: Alegrai-vos! Imaginamos tamanha alegria que vivem aquelas mulheres. Elas caem aos pés de Jesus em adoração. Não há mais o que temer, o seu Senhor está vivo conforme ele mesmo havia prometido. E em breve, na Galiléia, também o Senhor se dará a conhecer aos seus discípulos, confirmando a sua vitória sobre a morte.
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

O que o texto diz para mim, hoje? Qual foi a palavra que encontrou sintonia com a realidade que vivo? Como ressoa em mim as palavras de Jesus: "Alegrai-vos! Não tenhais medo"? Por que Jesus diz: "Alegrai-vos"? O que significa viver a alegria? Reconheço a presença de Jesus em minha vida?


3- ORAÇÃO (VIDA)

Celebremos as alegrias da ressurreição de Jesus Cristo, com Maria, sua mãe.
- Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia!
- Porque quem merecestes trazer em vosso puríssimo seio, aleluia!
- Ressuscitou como disse, aleluia!
- Rogai a Deus por nós, aleluia!
- Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, aleluia!
- Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia!
Ave, Maria...
- Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos: Ó Deus, que alegrastes o mundo com a ressurreição de vosso Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, concedei-nos, vo-lo suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor. Amém.
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

O que me disponho a viver neste tempo pascal? Que apelos a Palavra de Deus despertou em mim e que desejo colocar em prática na minha vida?
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Angela Klidzio, fsp


 
COMENTÁRIOS
Com alegria reconhecer a presença do Senhor

Nosso relato do evangelho de Mateus é a sequência do relato em que o Anjo do Senhor anuncia à Maria Madalena e à outra Maria que Jesus havia ressuscitado dos mortos. Alegria e temor reverencial são sinais e, ao mesmo tempo, critério para o reconhecimento do Ressuscitado, dons que impulsionam a transmitir, sem demora, a mensagem cristã por excelência: Jesus ressuscitou. O Cristo não só convida à alegria, mas a oferece como dom de sua presença. Esse dom da alegria é, ao mesmo tempo, um dos critérios pelos quais se pode reconhecer a presença do Senhor que venceu o mal e a morte e vive no meio do seu povo. O medo é paralisante. Por isso, o convite a vencer o medo. Portadoras desse anúncio jubiloso, as duas mulheres são enviadas pelo Senhor a fazer os discípulos partirem para a Galileia, palco da grande atividade pública de Jesus. É como se eles fossem convidados a refazer a história para encontrar nela o próprio Ressuscitado. A alegria e o envio das mulheres contrastam com a atitude dos sumos sacerdotes e anciãos, que pagaram pela mentira dos soldados.
Pe. Carlos Alberto Contieri


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=06%2F04%2F2015#ixzz3WURKVSxG 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário