quarta-feira, 15 de abril de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 16/04 - Quem crê no Filho possui a vida eterna - Jo 3, 31-36



Aquele que vem do alto está acima de todos. Quem é da terra, pertence à terra e fala coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. Ele dá testemunho do que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, pois ele dá o espírito sem medida. O Pai ama o Filho e entregou tudo em suas mãos. Aquele que crê no Filho tem a vida eterna. Aquele, porém, que se recusa a crer no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele.



LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

Antes de nos aproximarmos do texto que a liturgia de hoje nos propõe, preparemo-nos para acolhermos a comunicação do próprio Deus que nos fala pela sua Palavra. Rezemos: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)

O que o texto diz em si? Leia-o atentamente. Releia o texto e repita as palavras que chamaram a sua atenção. Quem é Jesus segundo o texto? Quais são as convicções que se expressam no texto?
Segundo o evangelista, "aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus", ou seja, Jesus é o revelador do Pai, ele fala as palavras do Pai. Jesus se revela como Filho e mostra a sua relação com o Pai. Da mesma forma, o Pai se revela em Jesus e Jesus se torna o caminho para o Pai. Observamos nas escrituras que Jesus sempre se refere ao Pai com proximidade, por exemplo quando afirma: "eu e o Pai somos um" (Jo 10, 30). Por essa proximidade, o que Jesus realiza, o Pai o realiza nele.
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

Faça uma segunda leitura do texto. Silencie e se pergunte o que o Senhor quer lhe dizer por meio do texto. Qual é a importância das palavras de Jesus para minha vida?
3- ORAÇÃO (VIDA)

Prece a Cristo Ressuscitado
Jesus Cristo Ressuscitado, que rompes as cadeias da morte e estás acima das categorias de tempo e espaço, ensina-nos que morrer não é o fim, mas passagem para a vida eterna. Aumenta nossa fé, fortalece nossa esperança e incentiva-nos à prática da caridade. Tu, que aos apóstolos reunidos no cenáculo ofereces o dom da paz, vem visitar nossos lares, afasta de nós todo tipo de vícios, falta de respeito e violência, e ajuda-nos a manter um clima de compreensão e diálogo renovador.
Abençoa, Senhor Jesus, as famílias do mundo inteiro. Cuida de nossas crianças e jovens, move os governantes a defender os interesses do povo, criando mais emprego e melhores condições de saúde e segurança. Que todos nós, seguidores de Jesus Ressuscitado, possamos unir nossas forças e inteligência para a construção de uma sociedade fraterna, em que todos vivam como irmãos e amigos.
Acolhe nossa prece, ó Cristo Ressuscitado, tu que vives com o Pai na unidade do Espírito Santo. Amém. (oração composta pelo pe. Luiz Miguel Duarte, sacerdote paulino)
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

É o momento de responder à presença de Deus em nossas vidas com um compromisso, um gesto concreto. De que forma desejo colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus me despertou neste dia?
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


Ir. Angela Klidzio, fsp

 
COMENTÁRIOS
Jesus é quem nos revela o Pai

Jesus é o enviado do Pai para dar vida ao mundo. O discurso precedente é interrompido pela notícia do batismo de João e o de Jesus. Os versículos 31 a 36 são a retomada do discurso motivado pela visita, à noite, de Nicodemos, um notável entre os judeus. Aquele que vem do Alto tem não somente sua origem em Deus, mas é movido pelo “sopro” de Deus. O Espírito Santo, o sopro de Deus, é que faz contemplar e escutar o
que é celeste. Como todo enviado, ele traz a marca, o selo, de quem o enviou. Sua mensagem é uma palavra apropriada, uma vez que ele fala do que viu e ouviu. Aliás, ele mesmo é o Verbo eterno de Deus que se fez carne (Jo 1,1). Deus fala por meio dele. Por ele Deus criou o universo e, para a sua encarnação, Deus criou todas as coisas e o ser humano, a quem dotou de palavra para entrar em diálogo com ele. O testemunho do Filho único de Deus está enraizado nesse dinamismo. Acolher o seu testemunho é fazer a experiência de que Deus é verdadeiro. Jesus é quem, pelo seu testemunho, pela sua vida, revela o Pai. A fé no Filho, que vive em comunhão com o Pai, dá a vida eterna. Não é mais a Lei que dá a vida (cf. Dt 30,15-18), mas a fé no Filho.
Pe. Carlos Alberto Contieri


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=16%2F04%2F2015#ixzz3XR4TaIsu 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário