sexta-feira, 24 de abril de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 24/04 - A vida em Cristo - Jo 6, 52-59



Os judeus discutiam entre si: "Como é que ele pode dar a sua carne a comer?" Jesus disse:“Em verdade, vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida. Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele. Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por meio do Pai, assim aquele que de mim se alimenta viverá por meio de mim. Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram – e no entanto morreram. Quem se alimenta com este pão viverá para sempre”. Jesus falou estas coisas ensinando na sinagoga, em Cafarnaum.
LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

"O pão da vida, a comunhão, nos une a Cristo e aos irmãos, e nos ensina a abrir as mãos, para partir e repartir o pão". Este refrão muito conhecido, entoado no momento em que nos aproximamos do altar para recebermos a Eucaristia, nos lembra que assim como o Senhor se dá em alimento para que tenhamos vida, também nós somos convidados a partilhar, promover e defender a vida.
Pedindo as luzes do Espírito Santo para bem compreendermos a Palavra que vamos meditar, rezemos: Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)

O que diz o texto? Faça uma leitura atenta e recolha as palavras centrais do texto. Procure estabelecer uma relação entre elas. A quem Jesus está instruindo? Qual é a relação entre Jesus e o Pai que o texto apresenta? O que entendo por comer a carne do Filho do Homem e beber o seu sangue?
Estamos diante de um texto que é uma verdadeira catequese sobre a Eucaristia, assim como todos os textos que falam do pão da vida. O texto de ontem concluiu com a afirmação de Jesus: "O pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo". Essas palavras de Jesus provocaram questionamentos entre os judeus: "Como é que ele pode dar a sua carne a comer?". Carne significa a vida humana de Jesus, o dom de sua pessoa. "Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele", são palavras que remetem ao sacrifício de Jesus e sua entrega para a salvação do mundo. Crer em sua entrega por amor é ter a vida em nós.
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

O que o texto diz para mim? O que é o sacramento da Eucaristia? Qual é a importância desse sacramento em mim vida? Como é a minha relação com o Senhor? Reúna em uma frase o que você descobriu de novo no texto.
A Eucaristia é o sacramento da comunhão com Cristo. Sem comunhão com Jesus não existe participação na vida divina trinitária. É na Eucaristia, no comer e beber de Jesus, que renovamos a vida pois acolhemos o dom da vida de Jesus doada a cada um de nós.
3- ORAÇÃO (VIDA)

Apresente ao Senhor a sua oração. Recorde as luzes e apelos que a Palavra despertou em seu coração. Peça a graça de, a exemplo de Jesus que se torna alimento de vida para nós, nos tornarmos pão partilhado na vida de nossos irmãos e promotores da vida.
Jesus, Mestre Divino, vós sois a vida, o amor. Morrestes numa cruz para o mundo renascer todo novo, vida plena. Nós vos louvamos, Senhor, pela vida que nos dais. Vós viveis em nós, nós vivemos em vós. Vós sois a nossa vida. Jesus, Mestre divino, dai-nos o Espírito Santo, seremos livres, enfim. Saberemos amar, espalhar só o bem e a paz. Jesus, Mestre divino, plenificai o nosso ser. Nossa vida vos irradie, nossa voz sempre anuncie, ao mundo a Boa-nova. Amém.
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

A Palavra de Deus encontrou sintonia em minha vida? Qual é o apelo que desejo colocar em prática neste dia?


BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Angela Klidzio, fsp

 
COMENTÁRIOS
É pela fé que se vive a vida em Deus

O último versículo do evangelho de hoje localiza o discurso de Jesus na sinagoga de Cafarnaum e o caracteriza como um ensinamento. A admiração dos judeus acerca das palavras de Jesus mostra que eles não conseguiram transpor o nível puramente racional e penetrar no sentido da afirmação de Jesus. Todo o discurso sobre o pão da vida é para o leitor do evangelho uma catequese sobre o sentido da Eucaristia. “Comer a carne” e “beber o sangue” remete a outra realidade, diversa do que primeiramente aparece. “Comer a carne” significa acolher, na fé, a existência humana e terrena de Jesus; “beber o sangue” é aceitar que no sacrifício da entrega do Senhor nos é dada a vida. Dito de outra maneira, para viver plenamente, é preciso uma adesão livre a Jesus, enviado do Pai. É pela fé que o discípulo participa da vida do Filho unigênito de Deus; é pela fé que se vive a vida em Deus. Quem aceita esse alimento espiritual vive em comunhão com o Senhor. A plenitude dessa vida será dada na ressurreição da qual o Senhor nos fez seus herdeiros.
Pe. Carlos Alberto Contieri


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5204#ixzz3YG4v9vhp 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário