segunda-feira, 27 de abril de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 27/04 - Eu vim para que tenham vida! - Jo 10,1-10



“Em verdade, em verdade, vos digo: quem não entra pela porta no redil onde estão as ovelhas, mas sobe por outro lugar, esse é ladrão e assaltante. Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre, as ovelhas escutam a sua voz, ele chama cada uma pelo nome e as leva para fora. E depois de fazer sair todas as que são suas, ele caminha à sua frente e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. A um estranho, porém, não seguem, mas fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos". Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. Jesus disse então: "Em verdade, em verdade, vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair, e encontrará pastagem. O ladrão vem só para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância”.
LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

Jesus é o Pastor que dá a vida por suas ovelhas, as chama pelo nome e as conduz para as pastagens. Jesus também é a porta das ovelhas, quem passar por ela encontrará a vida em abundância. Ao Pastor de nossas vidas, abramos o nosso coração para escutar a sua voz que nos quer conduzir pelos caminhos da vida.
Rezemos: Nós vos adoramos, ó Jesus Pastor eterno da humanidade. Vós a alimentais, guardais e conduzis ao aprisco celeste. Não vivemos só de pão, mas de vossa palavra de vida eterna. Vossas ovelhas vos ouvem e vos seguem com amor. Dai a todos nós a graça de escutar e viver a vossa palavra encarnada na vida e nas realidades concretas deste mundo. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)

O que diz o texto? Leia-o atentamente e destaque as palavras que se repetem. O que elas dizem para você? Como Jesus se autodefine? Quais as características do Pastor? Qual é o significado da porta segundo o texto?
Para o aprofundamento da narrativa vamos ter presente que na Palestina, os rebanhos dos diversos pastores ficavam num curral comum durante a noite, e pela manhã, cada pastor chamava as suas e as conduzia para as pastagens. O texto de hoje nos mostra mais uma vez a relação de proximidade entre o pastor e as ovelhas. Nessa relação, as ovelhas ouvem a voz do pastor que as chama pelo nome e elas o seguem. Ser chamada individualmente pelo nome significa a pertença de cada ovelha ao seu pastor. As ovelhas não seguem aos estranhos que não conhecem o seu nome. Depois que as faz sair uma a uma, o pastor caminha à frente delas, conduzindo-as. Jesus ainda se define como a porta das ovelhas. Aqui pode ser tanto a porta que dá acesso às ovelhas ou a porta por onde passam as ovelhas. Importante é que todo aquele que passar por ela será salvo, pois a Porta que é Jesus dá acesso à vida e somente ele conduz à vida verdadeira.
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

O que diz o texto para minha vida? Quem é o Pastor que me conduz? O que entendo por: "Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair, e encontrará pastagem"?

Medite o salmo 23(22):
O Senhor é o meu pastor, nada me falta.
Ele me faz descansar em verdes prados, a águas tranquilas me conduz.
Restaura minhas forças, guia-me pelo caminho certo, por amor do seu nome.
Se eu tiver de andar por vale escuro, não temerei mal nenhum, pois comigo estas.
O teu bastão e o teu cajado me dão segurança.
Diante de mim preparas uma mesa aos olhos de meus inimigos; unges com óleo minha cabeça, meu cálice transborda.
Felicidade e graça vão me acompanhar todos os dias da minha vida e vou morar na casa do Senhor por muitíssimos anos.
3- ORAÇÃO (VIDA)

Nós vos damos graças, Ó Jesus Bom Pastor, porque em vós se cumpriu a promessa do Senhor de reconduzir o rebanho disperso. "Suscitarei sobre elas um único pastor que as apascente, ele mesmo as apascentará e será o seu pastor. E eu, o Senhor, serei o seu Deus e farei com elas uma aliança de paz e habitarão sem temor no seu país; saberão que eu sou o Senhor quando eu tiver quebrado as cadeias de seu jugo e as tiver arrancado das mãos daqueles que as dominavam" (Ez 34,23-25.27). Hoje, o vosso povo ainda espera os vossos cuidados e solicitude de Pastor que vai ao encontro das necessidades de cada um. Mantende conosco a vossa fidelidade: "Irei procurar as que estão perdidas e farei voltar as que estão desgarradas; ligarei os membros às que têm algum quebrado e fortalecerei as que estão fracas, e conservarei as que estão fortes, e as apascentarei com justiça" (Ez 34,15-16). Ó Jesus, nosso eterno pastor, enviai bons operários para a vossa messe. Amém.
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

A Palavra de Deus encontrou sintonia em minha vida? Qual é o apelo que desejo colocar em prática neste dia?


BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Angela Klidzio, fsp
angela.klidzio@paulinas.com.br
PESQUISE
Mês anteriorPróximo mês

2015
D
S
T
Q
Q
S
S
 
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
 
COMENTÁRIOS
Jesus é o Pastor compassivo e misericordioso

O Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas; Jesus entregou a sua vida por nós. Jesus entra na corrente dos profetas que denunciam os falsos pastores e anunciam para Israel um pastor segundo o coração de Deus, compassivo, misericordioso. No século VI a.C., Jeremias denunciava que os falsos pastores, aqueles a quem era atribuído o título de pastor – os reis –, conduziram o povo para longe do Deus único e verdadeiro; levaram o povo a adorar os ídolos e a abandonar os mandamentos de Deus. A aflição do povo, o desejo de um único e verdadeiro pastor para que as ovelhas não se desgarrassem, fará com que Deus, diante da fraqueza e da infidelidade dos que estavam à frente do povo, prometa conduzir, ele mesmo, a porção de sua herança, qual um pastor. Essa promessa nós a vemos realizada em Jesus, Bom Pastor. Jesus é o Pastor segundo o coração de Deus, Pastor compassivo e misericordioso, que conduz as suas ovelhas às pastagens verdejantes do amor de Deus e as protege contra o inimigo que ameaça a vida do seu povo. Não somente isso, mas Jesus é o Bom Pastor que entrega livremente a própria vida em favor de suas ovelhas. Em cada celebração da Eucaristia nós recordamos essa palavra do Senhor: “isto é o meu corpo entregue por vós... isto é o meu sangue derramado por vós”.
Pe. Carlos Alberto Contieri


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5207#ixzz3YWZ7nC4N 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário