quinta-feira, 30 de abril de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 02/05 - Quem me viu, viu o Pai - Jo 14,7-14



“Se me conhecestes, conhecereis também o meu Pai. Desde já o conheceis e o tendes visto”. Filipe disse: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta”. Jesus respondeu: “Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me conheces? Quem me viu, tem visto o Pai. Como é que tu dizes: 'Mostra-nos o Pai'? Não acreditais que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; é o Pai que, permanecendo em mim,realiza as suas obras. Crede-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Crede, ao menos, por causa destas obras. Em verdade, em verdade, vos digo: quem crê em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai. E o que pedirdes em meu nome, eu o farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome, eu o farei”.

LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

No início da nossa Leitura orante, peçamos ao Espírito Santo a graça de compreendermos o mistério da vida de Cristo que a Palavra hoje nos apresenta: a sua relação com o Pai. Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)

O que diz o texto bíblico? Leia-o e procure perceber o contexto do relato evangélico. Quais são as palavras ou gestos de Jesus? Qual é o tema que perpassa a discussão dos personagens? De que forma Jesus manifesta o Pai?
Jesus é surpreendido com o pedido de Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta". Filipe e os demais discípulos deveriam já ter compreendido que tudo quanto o Mestre ensinava e realizava eram expressões do Pai. Essa era a trilha a ser seguida para chegar até ele. As palavras do Mestre correspondiam, em tudo, ao que o Pai pretendia comunicar à humanidade. O Pai falava por meio dele. Escutá-lo, portanto significava escutar o Pai. As ações do Mestre, igualmente, correspondiam ao que o Pai desejava fazer em benefício da humanidade. O Pai amava a humanidade por meio do Filho. Todos os gestos de bondade do Filho expressavam a bondade divina. O Filho tinha a missão de revelar o Pai e o fazia de maneira, facilmente compreensível por qualquer pessoa. (Do livro: Dia a dia nos passos de Jesus - ano B, publicado por Paulinas)
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

Qual é a mensagem que a Palavra de Deus revela a mim hoje? Creio que Jesus revela o Pai? Como vivo a minha fé no Filho de Deus que veio ao mundo e é o Caminho para o Pai?
A falta de fé impediu Filipe de fazer a experiência de que estar diante de Jesus é estar diante de Deus. Também nós podemos estar vivendo esta mesma dificuldade. Filipe teve que fazer o longo e duro percurso da fé para poder compreender que Jesus é o enviado e revela o Pai. Somente por meio de Jesus conhecemos o Pai e as obras que ele realiza dão testemunho que o Pai está nele.
3- ORAÇÃO (VIDA)

Apresente o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido.
Conclua com a oração: Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus e buscar em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude me proponho a viver no dia de hoje?
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Angela Klidzio, fsp

 
COMENTÁRIOS
Conhecendo Jesus é possível conhecer o Pai

A intervenção de Tomé permitiu a Jesus declarar: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Jesus é o caminho pelo qual se chega à vida verdadeira; é nele que se revela a verdade de Deus. Chegar a Deus, conhecer a Deus somente por ele. Outra “provocação” de Jesus suscita uma nova intervenção: agora, Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta”. Somente conhecendo Jesus, entrando em comunhão com ele, é possível conhecer o Pai. Ante o desejo manifestado por Filipe de ver o Pai, Jesus expressa o seu desapontamento: “Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me conheceis?”. Moisés também fez esse pedido audacioso: “Rogo-te que me mostres a tua glória” (Ex 33,18). Falta fé: “Não acreditas...?” (v. 10). A fé permite reconhecer que, diante de Jesus, estamos na presença de Deus. Em Jesus descortina-se o rosto de Deus invisível. As palavras de Jesus são palavras que revelam o Pai, que mostram o Pai. Suas obras, o que ele faz, dão testemunho de que ele está no Pai e o Pai, nele.
Pe. Carlos Alberto Contieri


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=02%2F05%2F2015#ixzz3YocF8uVA 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário