domingo, 12 de abril de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 13/04 - Nascer da água e do Espírito - Jo 3, 1-8



Havia alguém dentre os fariseus, chamado Nicodemos, um dos chefes dos judeus. À noite, ele foi se encontrar com Jesus e lhe disse: “Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus, pois ninguém é capaz de fazer os sinais que tu fazes, se Deus não está com ele”. Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo: se alguém não nascer do alto, não poderá ver o Reino de Deus!”. Nicodemos perguntou: "Como pode alguém nascer, se já é velho? Ele poderá entrar uma segunda vez no ventre de sua mãe para nascer?" Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo: se alguém não nascer da água e do Espírito, não poderá entrar no Reino de Deus. O que nasceu da carne é carne; o que nasceu do Espírito é espírito. Não te admires do que eu te disse: É necessário para vós nascer do alto. O vento sopra onde quer e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim é também todo aquele que nasceu do Espírito”.
LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

Como Nicodemos, também nós vamos ao encontro de Jesus desejos de ouvir seus ensinamentos. O convite que o Mestre nos dirige hoje é para um novo nascimento, para uma vida nova orientada pelo Espírito. Peçamos esta graça no início da nossa Leitura orante.
Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)

Leia o texto. Repita as palavras ou frases que mais chamaram a sua atenção durante a leitura. O que procura Nicodemos quando vai ao encontro de Jesus? Por que Jesus pede para Nicodemos nascer do alto? O que significa nascer da água e do Espírito?
Jesus realizava muitos milagres (o evangelista João chama de sinais) e as multidões cada vez mais o seguiam entusiasmadas. Isso começou a despertar também a atenção das autoridades.
Nicodemos era um dos chefes dos judeus, fariseu e mestre em Israel. Durante a noite (talvez para não se comprometer com Jesus diante dos companheiros) ele vai ao encontro de Jesus com o interesse de conhecer melhor este homem de Deus que realiza tantos sinais: "Rabi, sabemos que vieste como Mestre da parte de Deus, pois ninguém é capaz de fazer os sinais que tu fazes, se Deus não está com ele". Nicodemos também sabe que Jesus tinha uma relação de proximidade com o Pai ao afirmar que Deus estava com ele.
Jesus então responde para Nicodemos: "Se alguém não nascer do alto, não poderá ver o Reino de Deus!" O que Jesus está querendo dizer? Jesus de certa forma, tira o foco do diálogo de si e direciona para Nicodemos, que agora é convidado a nascer do alto ou nascer de novo. Esta resposta deixou Nicodemos um tanto confuso: "Como pode alguém nascer, se já é velho? Ele poderá entrar uma segunda vez no ventre de sua mãe para nascer?".
Com nascer do alto, Jesus está se referindo ao nascimento da água e do Espírito. Para o cristão, a água e o Espírito recordam o batismo e a vida cristã. Nascer do Espírito é a vida humana impulsionada por Deus. É permitir que o Espírito Santo nos oriente e conduza.
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

O que o texto diz para mim? Qual foi a palavra que encontrou sintonia com a realidade que estou vivendo? O que significa para mim nascer do alto? Deixo-me guiar pelo Espírito Santo?


3- ORAÇÃO (VIDA)

Apresente ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a meditação da Palavra. Louve o Senhor porque derramou o seu Espírito em nossos corações.
Conclua com a oração ao Espírito Santo, do Papa Paulo VI: Ó Espírito Santo! Dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte, para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda ofensa, toda desilusão. Um coração grande e forte e constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração, cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo, e cumprir humilde e fielmente a vontade do Pai. Amém.
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Qual é a aplicação da Palavra em minha vida? O que me proponho a viver? Como vou atingir este propósito?
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


Ir. Angela Klidzio, fsp

 
COMENTÁRIOS
O diálogo de Jesus com Nicodemos

O texto do evangelho de hoje é o início de um longo diálogo de Jesus com Nicodemos, diálogo que poderíamos caracterizar como catequético-batismal. Nicodemos é fariseu e vê Jesus simplesmente como Mestre, como um homem de Deus. Ele partilha com os do seu grupo a dependência dos sinais para chegar à fé. Para os fariseus “sinal” é uma obra extraordinária, sobrenatural, espetacular, a exemplo do que satanás sugeria a Jesus ao propor que ele saltasse do pináculo do Templo (Mt 4,5-7; Lc 4,9-12). Nicodemos, que gozava de prestígio entre os fariseus, vai procurar Jesus à noite por medo do juízo dos seus pares ou, então, porque o seu modo de viver a religião não realiza as obras de Deus (cf. Jo 9,4). A noite pode, ainda, significar a falta de fé. Jesus propõe a Nicodemos uma mudança radical: nascer de novo, isto é, “nascer da água e do Espírito”. Nicodemos não compreende, pois está ligado ao que é puramente terrestre, e discorre no plano da razão humana. É ao batismo que Jesus se refere. Pelo batismo se nasce para a luz, para o alto, para o que é propriamente de Deus. O batismo é um novo nascimento, pois, por ele, a pessoa nasce para a fé em Cristo, enviado do Pai para dar vida ao mundo.
Pe. Carlos Alberto Contieri


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=13%2F04%2F2015#ixzz3X9YcBCRt 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário