domingo, 26 de abril de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 26/04 - Eu sou o bom pastor! - Jo 10, 11-18



Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. O mercenário, que não é pastor e a quem as ovelhas não pertencem, vê o lobo chegar e foge; e o lobo as ataca e as dispersa. Por ser apenas mercenário, ele não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. (Tenho ainda outras ovelhas, que não são deste redil; também a essas devo conduzir, e elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.) É por isso que o Pai me ama: porque dou a minha vida. E assim, eu a recebo de novo. Ninguém me tira a vida, mas eu a dou por própria vontade. Eu tenho poder de dá-la, como tenho poder de recebê-la de novo. Tal é o encargo que recebi do meu Pai.
LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

Neste quarto Domingo da Páscoa a Igreja celebra o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. A liturgia nos apresenta o ícone do Bom Pastor que dá a vida por suas ovelhas. Saibamos escutar e reconhecer a voz do Pastor que chama a cada uma pelo nome e colocarmo-nos em seu seguimento, deixando-nos guiar por sua palavra.
Rezemos: Nós vos adoramos, ó Jesus Pastor eterno da humanidade. Vós a alimentais, guardais e conduzis ao aprisco celeste. Não vivemos só de pão, mas de vossa palavra de vida eterna. Vossas ovelhas vos ouvem e vos seguem com amor. Dai a todos nós a graça de escutar e viver a vossa palavra encarnada na vida e nas realidades concretas deste mundo.Amém.
1- LEITURA (VERDADE)

O que diz o texto? Leia-o atentamente e destaque as palavras que mais chamaram a sua atenção. Quais palavras se repetem no texto? Por que Jesus se caracteriza como o Bom Pastor? Qual é a missão do pastor? Qual é a relação entre as ovelhas (humanidade), o Pastor (Jesus) e o Pai? O que significa "um só rebanho e um só pastor"?
Jesus se caracteriza como o Bom Pastor. Bom porque dá a vida, despoja-se, expõe-se para proteger suas ovelhas, diferente do mercenário que "vê o lobo chegar e foge; e o lobo as ataca e as dispersa", pois não possui relação de proximidade com as ovelhas. Jesus também agrega aos seus cuidados outras ovelhas e não apenas as precedentes de Israel (povo eleito), por isso, a missão do Pastor é universal, uma vez que foi ao mundo que Deus enviou o seu Filho. Jesus possui uma atenção de pastor para com a humanidade. Em Mt 9, 36 lemos: "Ao ver as multidões, Jesus encheu-se de compaixão por elas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor".
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

O que o texto diz para mim? Como entendo a atitude do Pastor que dá a vida por suas ovelhas? Escuto e reconheço a voz do Pastor que me chama a fazer parte do seu redil? Percebo em minha vida a presença do Pastor a me conduzir? Confio que nada me faltará pois sou conduzido pelo Bom Pastor?
Em sua meditação, leia também a mensagem do papa Francisco para o 52º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, disponível na internet.


3- ORAÇÃO (VIDA)

Oração pelas vocações
Senhor da Messe e pastor do rebanho faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: “Vem e segue-me”.
Derrama sobre nós o teu Espírito, que ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz.
Senhor, que a messe não se perca por falta de operários, desperta nossas comunidades para a missão, ensina nossa vida a ser serviço, fortalece os que querem dedicar-se ao Reino na vida consagrada e religiosa.
Senhor, que o rebanho não pereça por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres, diáconos e ministros. Dá perseverança a nossos seminaristas. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja.
Senhor da Messe e pastor do rebanho chama-nos para o serviço de teu povo.
Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores dos do Evangelho, ajuda-nos a responder o SIM. Amém.

Fonte: www.cnbb.org.br
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Qual é a aplicação da Palavra em minha vida? O que me proponho a viver? Como vou atingir este propósito?
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Angela Klidzio, fsp
angela.klidzio@paulinas.com.br
PESQUISE
Mês anteriorPróximo mês

2015
D
S
T
Q
Q
S
S
 
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
 
COMENTÁRIOS
Jesus é o pastor segundo o coração de Deus
Os domingos do tempo pascal são verdadeira catequese sobre a ressurreição, o mistério pascal e suas consequências para a vida dos cristãos. No evangelho de hoje, Jesus se insere na corrente dos profetas que denunciam os falsos pastores e anunciam para Israel um pastor segundo o coração de Deus, compassivo, misericordioso. No século VI a.C., o profeta Jeremias denunciava que os falsos pastores, aqueles a quem era atribuído o título de pastor – os reis, em especial –, conduziam o povo para longe do Deus único e verdadeiro; levaram o povo a adorar os ídolos e a abandonar os mandamentos de Deus. A aflição do povo, o desejo de um único e verdadeiro pastor para que as ovelhas não se desgarrassem, fará com que Deus, diante da fraqueza e da infidelidade dos que estavam à frente do povo, prometa conduzir, ele mesmo, a porção de sua herança, qual um pastor. Essa promessa nós a vemos realizada em Jesus, Bom Pastor. Jesus é o Pastor segundo o coração de Deus, Pastor compassivo e misericordioso, que conduz e protege as suas ovelhas. Não somente isso, mas Jesus é o Bom Pastor que entrega livremente a própria vida em favor de suas ovelhas. A cada celebração da Eucaristia recordamos essa palavra do Senhor: “isto é o meu corpo entregue por vós... isto é o meu sangue derramado por vós”. Entre o Pastor e as ovelhas há uma relação profunda: ambos se conhecem. Trata-se do modo joanino de afirmar que a relação entre o Bom Pastor e as suas ovelhas é participação na relação que existe entre o Pai e o Filho. A relação que Jesus estabelece conosco é como um prolongamento de sua relação com o Pai. Por causa dessa relação tão estreita, selada com amor profundo, que o Bom Pastor oferece livremente a sua vida em favor de suas ovelhas. Essa entrega corresponde ao desejo salvífico de Deus; por isso, Jesus diz: “O Pai me ama porque eu dou a minha vida”. E em seguida, ele diz: “para receber de novo”. É uma referência ao mistério pascal: Jesus entrega a sua vida livremente e a recupera pela vitória sobre a morte. Nós somos convidados, diante de tudo isso, a entrar nesse dinamismo do amor de Deus: “Vede que grande amor nos concedeu o Pai...” (1Jo 3,1). Finalmente, a força da ressurreição de Jesus transforma profundamente a vida de quem o segue. O Pedro da paixão que negou Jesus três vezes foi transformado pela ressurreição do Senhor e pela força do Espírito Santo. Na sua pregação ele experimenta um vigor extraordinário que o faz vencer o medo e aderir plenamente a Cristo ressuscitado e a seu projeto salvífico.
Pe. Carlos Alberto Contieri


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5206#ixzz3YQmGyaPd 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário