terça-feira, 14 de abril de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 14/04 - Nascer do alto - Jo 3, 7b-15



“É necessário para vós nascer do alto. O vento sopra onde quer e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim é também todo aquele que nasceu do Espírito”. Nicodemos, então, perguntou: “Como pode isso acontecer?”. Jesus respondeu: “Tu és o mestre de Israel e não conheces estas coisas? Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu: o Filho do Homem. Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também será levantado o Filho do Homem, a fim de que todo o que nele crer tenha vida eterna”.


LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

Neste novo dia, somos convidados a nascermos do alto para compreendermos o mistério de Deus e participarmos do seu reino. Deixemo-nos conduzir pelo Espírito Santo nesta Leitura Orante, rezando: Vinde, Espírito Santo, e dai-nos o dom da sabedoria, para que possamos avaliar todas as coisas à luz da Palavra de Deus e ler nos acontecimentos da vida os projetos de amor do Pai. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)

É o momento de compreendermos o texto. O que ele diz? Leia com calma e atentamente o texto do Evangelho. Em seguida, leia novamente em voz alta e pausadamente, e procure repetir as palavras que chamaram a sua atenção. Qual é o contexto da mensagem de Jesus? Quais são as orientações dadas por Jesus? Como Nicodemos acolhe essas orientações? Faça outras perguntas ao texto bíblico.
O Evangelho de hoje continua relatando o diálogo de Jesus com Nicodemos. "É necessário para vós nascer do alto", insiste Jesus. Conforme vimos ontem, nascer do alto é viver segundo o Espírito, é deixar-nos transformar pela sua ação. É nos dispormos para sermos conduzidos pelo Espírito Santo de tal forma que nem podemos imaginar onde ele nos levará. Por isso, Jesus diz: "O vento sopra onde quer e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem nem para onde vai. Assim é também todo aquele que nasceu do Espírito".
Nicodemos então pergunta: "Como pode isso acontecer?" Para um mestre de Israel como Nicodemos, a pergunta dirigida a Jesus parece um tanto estranha. Jesus então o ajuda a compreender que ele, o Filho do Homem vindo do Pai, dá a conhecer as coisas do alto, dá a conhecer o próprio agir de Deus. Mais ainda, que o Filho do Homem é o crucificado que foi levantado, ou seja, exaltado. Os que nele creem participarão da vida eterna.
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

O que o texto diz para mim, hoje? Qual foi a palavra que encontrou sintonia com a realidade que estou vivendo? O convite que Jesus faz para Nicodemos é também para mim? Permito que o Espírito de Deus renove a minha vida com a sua graça?
Afirmar que vivemos segundo o Espírito Santo, recebido no batismo, supõe que vivamos radicalmente a nossa fé cristã. O nascer do alto ou nascer de novo, todos os dias, significa renovar o nosso batismo e a nossa adesão a Jesus Cristo, na escuta de sua Palavra, na vivência do amor, do perdão, da fraternidade, no comprometimento com nossos irmãos, impulsionados pela força do Espírito Santo.
3- ORAÇÃO (VIDA)

É preciso deixar-se mover e conduzir por Deus. Peçamos hoje a graça de sermos movidos pelo Espírito que como vento sopra onde quer.
Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença.
Ó Espírito Santo, que viveis na Igreja e em nós, sois nosso hóspede permanente sempre a modelar em nosso ser a figura e a forma de Jesus Cristo.
Nós nos dirigimos também a vós, Maria, Mãe da Igreja, que viveste a plenitude inebriante do Espírito Santo, experimentastes a sua força em vosso ser, e o viste operando em vosso filho Jesus, abri a nossa mente e o nosso coração à sua ação divina.
Fazei com que tudo o que pensamos, fazemos ou ouvimos, todos os nossos gestos e todas as nossas palavras sejam tão-somente abertura e disponibilidade a este único santo Espírito que forma a Igreja no mundo; edifica o corpo de Cristo na história; promove o testemunho da fé; consola e conforta; plenifica de confiança e de paz o nosso coração, mesmo em meio às dificuldades e tribulações.
Dai-nos, ó Pai, o vosso Espírito Santo! Nós o pedimos, juntamente com Maria e com todos os santos, em nome de vosso filho Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Qual apelo a Palavra de Deus despertou em meu coração? O que me proponho a viver? Como vou atingir este propósito?


BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


Ir. Angela Klidzio, fsp

 
COMENTÁRIOS
É preciso deixar-se mover e conduzir por Deus

É preciso deixar-se despertar pela fé por meio do batismo. O evangelho de hoje é a sequência do diálogo catequético-batismal entre Jesus e Nicodemos, que começamos a ver no dia de ontem. Para compreender o mistério de Deus e desfrutar do seu reinado é preciso “nascer do alto” e também, movido pelo Espírito que como o vento sopra onde quer, superar o que é estritamente carnal e não permitir que a relação do homem com Deus se reduza ao puramente terrestre ou seja definitivamente condicionado por ele. É preciso deixar-se mover e conduzir por Deus. Sem isso, é impossível compreender o mistério de Jesus Cristo e reconhecer que ele é o enviado do Pai. As considerações de Jesus fazem Nicodemos titubear e declarar sua própria ignorância. Sua dificuldade de compreensão pode ser atribuída ao raciocínio estreito em que o homem prisioneiro do seu próprio modo de pensar se fecha para a novidade de Deus. Somente o novo nascimento, uma vida segundo o Espírito, pode permitir ao ser humano sair do hermetismo do racionalismo e de uma prática vaidosamente rigorosa da Lei e conhecer, por uma relação pessoal e íntima com o Senhor, o mistério de Deus e receber dele a luz que faz sair da escuridão e caminhar sem tropeçar.
Pe. Carlos Alberto Contieri


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5194#ixzz3XIp7Ko7M 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário