quarta-feira, 29 de abril de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 30/04 - O servo não é maior do que seu senhor - Jo 13,16-20


Em verdade, em verdade, vos digo: o servo não é maior do que seu senhor, e o enviado não é maior do que aquele que o enviou. Já que sabeis disso, sereis felizes se o puserdes em prática. Eu não falo de todos vós. Eu conheço aqueles que escolhi. Mas é preciso que se cumpra o que está na Escritura: “Aquele que come do meu pão levantou contra mim o calcanhar”. Desde já, antes que aconteça, eu vo-lo digo, para que, quando acontecer, acrediteis que eu sou. Em verdade, em verdade, vos digo: quem recebe aquele que eu enviar, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.


LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

Jesus convida seus discípulos a seguirem o seu exemplo e colocarem-se a serviço do Reino. Abra seu coração para o diálogo com o próprio Deus por meio de sua Palavra. Deixe-se conduzir pela ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)

O que diz o texto? Para uma melhor compreensão, leia na sua Bíblia o texto de Jo 13,1-35. Quais palavras chamaram a sua atenção durante a leitura? Quais elementos estão presentes na narrativa? Quais são os ensinamentos que Jesus transmite aos seus discípulos?
Após o relato do gesto de Jesus de lavar os pés dos discípulos, segue-se a explicação do gesto e o convite aos discípulos para realizarem o mesmo. No versículo 15 lemos: "Dei-vos o exemplo, para que façais assim como eu fiz para vós". E logo no versículo 17 temos: "Já que sabeis disso, sereis felizes se o puserdes em prática". Esta exortação assume a força de uma bem-aventurança, ou seja, serão felizes os que acolheram os ensinamentos do seu Senhor e o colocaram em prática. E aqui, o ensinamento de Jesus fala do serviço. O discípulo é chamado a colocar-se como servo: "o servo não é maior do que seu Senhor, e o enviado não é maior do que aquele que o enviou".
Ainda no contexto do lava-pés, temos em seguida o anúncio da traição: "Eu conheço aqueles que escolhi. Mas é preciso que se cumpra o que está na Escritura: 'Aquele que come do meu pão levantou contra mim o calcanhar". Desde já, antes que aconteça, eu vo-lo digo, para que, quando acontecer, acrediteis que eu sou". Percebemos a consciência clara de Jesus de estar realizando a vontade do Pai. Jesus é o enviado do Pai e realiza a sua missão em comunhão com aquele que o enviou.
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

O que diz o texto para mim? Que luz a Palavra revela para a minha vida? Qual é o apelo que o Senhor faz para mim, hoje?
Era grande a possibilidade de os discípulos se desviarem do sentido da missão e se tornarem o centro dela. Corriam o risco de anunciar a si mesmos, esquecendo-se de estarem a serviço do Reino. Chamando a atenção para si, acabariam por deixar de lado o Mestre, a quem deveriam anunciar. (...) O discípulo autêntico esforça-se por seguir os passos do Mestre e, como ele, viver o amor e a justiça no trato com o semelhante. Só, então, o servo será como o senhor e o enviado, como quem o enviou, sem a tentação egoísta de se impor e querer ocupar um lugar que não lhe pertence. (Do livro: Dia a dia nos passos de Jesus - ano B, publicado por Paulinas)
3- ORAÇÃO (VIDA)

Ofereça ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e contemplação da Palavra. Apresente o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido.
Conclua rezando: Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho unigênito de Deus, vindo ao mundo para dar às pessoas a vida em plenitude. Nós vos louvamos e agradecemos, porque morrestes na cruz para obter-nos a vida divina que nos comunicais no batismo e alimentais com a eucaristia e os outros sacramentos. Vivei em nós, Jesus, pelo vosso Espírito, para que vos amemos com todo o nosso ser e amemos o próximo como a nós mesmos no vosso amor. Fazei crescer em nós esse amor para que um dia, ressuscitados, partilhemos convosco a alegria do Reino dos céus. Amém.
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Qual é a aplicação da Palavra em minha vida? O que me proponho a viver? Como vou atingir este propósito?


BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Angela Klidzio, fsp

 
COMENTÁRIOS
A configuração da vida do servo ao seu Senhor

A última ceia de Jesus com os seus discípulos é uma ceia de adeus em que ele deixa suas últimas vontades: fração do pão como memorial e o serviço fraterno. É durante a última ceia e depois de lavar os pés dos discípulos que Jesus pronuncia essas palavras que lemos no evangelho de hoje. Máxima semelhante ao enunciado no v. 16 nós encontramos em Mateus 10,24- 25. Um dos aspectos do discurso de Jesus depois de lavar os pés de seus discípulos é apresentar o específico do discípulo. Em nosso caso há dois aspectos a ressaltar: o discípulo é servo e, como tal, renuncia a todo desejo de poder e prestígio. A consciência de sua condição de servo e a vida coerente com essa vocação é o caminho da felicidade. Na configuração da vida do servo ao seu Senhor está a felicidade. Para o relato, a predição da traição de Jesus por parte de um dos discípulos tem por finalidade prevenir os discípulos e, com isso, o leitor contra o escândalo que pudesse levar a certo esmorecimento, ao mesmo tempo em que dá uma chave de leitura para compreender o fato (cf. Sl 41,10). É, inclusive, um modo de dizer que a Escritura se cumpre em Jesus. Até mesmo a traição pode ser ocasião de fé na pessoa de Jesus.
Pe. Carlos Alberto Contieri


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5210#ixzz3Yl7Ryz13 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário