segunda-feira, 20 de abril de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 21/04 - Eu sou o pão da vida! - Jo 6, 30-35



Eles perguntaram: “Que sinais realizas para que possamos ver e acreditar em ti? Que obras fazes? Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: ‘Deu-lhes a comer o pão do céu’”. Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, vos digo: não foi Moisés quem vos deu o pão do céu. É meu Pai quem vos dá o verdadeiro pão do céu. Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”. Eles então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão!”. Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede”.


LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

Iniciamos um novo dia buscando o Senhor, o Pão da vida, que em sua Palavra nos alimenta, nutre, fortalece na caminhada, indica-nos o caminho da vida plena.
Pedimos: Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)

O que o texto diz? Quais são as palavras que mais se repetem no texto? Quem são os personagens? O que busca a multidão ao procurar por Jesus? Qual é a mensagem de Jesus?
O relato de Jo 6, 30-35 faz parte do grande texto sobre o Pão da vida (Jo 6, 25-71). Nos relatos anteriores, vimos que Jesus multiplicou os pães, distribuiu-os à multidão que ficou saciada e ainda sobraram cestos de pães. Quando a multidão novamente vai procurar por Jesus, ele os adverte a procurarem não pelo alimento que perece, mas pelo alimento que permanece até à vida eterna. Hoje, já no início do texto, a multidão apresenta dois questionamentos para Jesus: "Que sinais realizas para que possamos ver e acreditar em ti? Que obras fazes?". Diante do sinal dos pães, a multidão já havia percebido que Jesus é o enviado de Deus, mas ainda assim pedem mais um sinal para que possam crer em Jesus. Então nos perguntamos: o sinal dos pães não foi suficiente para a multidão crer que Jesus é o enviado do Pai?
No discurso da multidão ainda aparece outro elemento, a recordação de um sinal: "Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: 'Deu-lhes a comer o pão o céu'". Essas palavras são o ponto de partida para Jesus lembrá-los de que o Pai deu o pão do céu (maná) ao povo quando estavam no deserto e famintos, e é o mesmo Pai que agora dá Jesus, "o verdadeiro pão do céu, aquele que desceu do céu e dá vida ao mundo". É Jesus quem dá vida ao mundo, sacia a fome, cura, liberta, perdoa, ou seja, ele é a fonte da verdadeira vida. Jesus mesmo diz: "Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede".
Quando a multidão compreende os ensinamentos de Jesus e relê os sinais a partir desses ensinamentos, então pede: "Senhor, dá-nos sempre desse pão!".
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

O que o texto diz para minha vida? De quais sinais realizados por Jesus eu me recordo? O que significam para mim as palavras de Jesus: "Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome..."?
O próprio Jesus é o pão do céu e toda a sua vida é alimento para o povo. Em Jesus, em suas palavras e ações, revela-se a verdadeira vida que Deus nos oferece. Só Jesus pode saciar a nossa fome de uma vida plena, autêntica, de amor, de paz, de liberdade...
3- ORAÇÃO (VIDA)

Recordemos as multidões famintas de hoje. Quantas pessoas passam fome? Quantas pessoas vivem na miséria? Quantos migrantes deixam suas terras em busca de sobrevivência? Quantos morrem pelo caminho?
Além das preces e orações que a Palavra de Deus despertou em seu coração, reze em comunhão com o pedido do Papa Francisco: pelos muitos cristãos perseguidos em diversos países e pelas vítimas do naufrágio no Mediterrâneo.
Jesus, Mestre Divino, vós sois a vida, o amor. Morrestes numa cruz para o mundo renascer todo novo, vida plena. Nós vos louvamos, Senhor, pela vida que nos dais. Vós viveis em nós, nós vivemos em vós. Vós sois a nossa vida. Jesus, Mestre divino, dai-nos o Espírito Santo, seremos livres, enfim. Saberemos amar, espalhar só o bem e a paz. Jesus, Mestre divino, plenificai o nosso ser. Nossa vida vos irradie, nossa voz sempre anuncie, ao mundo a Boa-nova. Amém.
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

A Palavra de Deus encontrou sintonia em minha vida? Qual é o apelo que desejo colocar em prática neste dia?


BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


Ir. Angela Klidzio, fsp

 
COMENTÁRIOS
Jesus é o pão que sustenta quem nele crê

A multidão saciada e que insistentemente procura Jesus e é por ele flagrada no seu interesse e equívoco, interroga Jesus acerca do sinal ou da obra que ele realiza. Lembremos que na boca dos opositores de Jesus e da multidão a palavra “sinal” tem um sentido muito diferente do que o empregado pelo evangelista no livro dos sinais. Para eles, “sinal” é uma obra espetacular, visível, quase cinematográfica, proveniente do céu, e que provaria a origem e a divindade de Jesus. É exatamente o que satanás sugere a Jesus ao provocá-lo para que saltasse do pináculo do Templo (Mt 4,5-7; Lc 4,9-11). Uma vez mais, parece que os que interrogam Jesus estão mergulhados no equívoco: não foi Moisés quem, na travessia do deserto, havia dado ao povo o maná, mas Deus mesmo (cf. Ex 16,4). Mais ainda, o maná era somente figura do verdadeiro pão que Deus haveria de dar e que, agora, efetivamente dá ao seu povo. Jesus Cristo é esse pão descido do céu, isto é, dado por Deus, e que sustenta quem nele crê e nele põe a sua confiança. Jesus Cristo, toda a sua existência, sua paixão, morte e ressurreição, é o alimento do povo de Deus em marcha.
Pe. Carlos Alberto Contieri


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=21%2F04%2F2015#ixzz3XuIZHlbL 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário