sexta-feira, 17 de abril de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 18/04 - Não tenhais medo! - Jo 6, 16-21



Ao anoitecer, os discípulos desceram para a beira-mar. Entraram no barco e foram na direção de Cafarnaum, do outro lado do mar. Já estava escuro, e Jesus ainda não tinha vindo a eles. Soprava um vento forte, e o mar estava agitado. Os discípulos tinham remado uns cinco quilômetros, quando avistaram Jesus andando sobre as águas e aproximando-se do barco. E ficaram com medo. Jesus, porém, lhes disse: “Sou eu. Não tenhais medo!”. Eles queriam receber Jesus no barco, mas logo o barco atingiu a terra para onde estavam indo.


LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

Os discípulos, em meio às ondas agitadas pelo mar, tomam consciência da presença de Jesus, sempre solidário e protetor. Eles acolhem suas palavras encorajadoras: "Sou eu. Não tenhais medo!" e seguem adiante sem desanimar. Que a Palavra de Deus renove em nós a fé e nos ajude a enfrentar as adversidades da vida depositando nossa confiança no Senhor.
Rezemos: Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.

1- LEITURA (VERDADE)

O que diz o texto? Leia-o pausadamente. Qual é o contexto da narrativa? Qual é o tema que o evangelista deseja transmitir? Além de noite e escuridão, quais são as palavras simbólicas que você identifica no texto?
Depois que a multidão fora saciada, Jesus percebendo que queriam levá-lo para proclamá-lo rei, se retirou sozinho para a montanha. Ao anoitecer, os discípulos entraram no barco e foram na direção de Cafarnaum. Supõe-se que estivem aguardando por Jesus para irem juntos para Cafarnaum, porém, "Jesus ainda não tinha vindo a eles". O evangelista ainda destaca que era noite e estava escuro. São dois elementos que mostram a ausência de Jesus entre seus discípulos.
O movimento agitado das águas, longe de dificultarem a travessia dos discípulos ou a caminhada de Jesus sobre as águas, significa, na Bíblia, as forças malignas e a morte. São forças que somente Deus vence, ou seja, Jesus caminha sobre as águas pois ele venceu a morte, ele triunfou.
Os discípulos avistaram Jesus andando sobre as águas, aproximando-se do barco e ficaram com medo. No mesmo relato segundo Mt 14, 22-33, os discípulos ficam com medo pois pensam ser um fantasma: "Quando os discípulos o viram andando sobre o mar, ficaram apavorados e disseram: 'É um fantasma'. E gritaram de medo. Mas Jesus logo lhes falou: 'Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!'" Aqui o medo surge diante da aparição de Jesus de forma surpreendente. Jesus percebe o medo nos discípulos e os encoraja: "Sou eu. Não tenhais medo!" Eles não precisam mais temer a noite, a escuridão, o mar agitado pelos ventos, pois Jesus está com eles.
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

O que o texto diz para mim? Leia-o novamente e repita as palavras que chamaram a sua atenção. Quais são as águas agitadas que vivo ou preciso enfrentar? Jesus está no barco comigo? Reconheço o Senhor que se aproxima do meu barco e confio em suas palavras: "Sou eu. Não tenhais medo"?
Para reconhecermos a presença do Senhor Ressuscitado nos momentos difíceis da vida, necessitamos de muita fé. Mas nós não precisamos temer, pois o Ressuscitado está no nosso meio, está junto de nós. Que possamos sempre acolher as palavras encorajadoras de Jesus: "Sou eu. Não tenhais medo!", sobretudo nos momentos de dificuldades e temores.
3- ORAÇÃO (VIDA)

Prece a Cristo Ressuscitado
Jesus Cristo Ressuscitado, que rompes as cadeias da morte e estás acima das categorias de tempo e espaço, ensina-nos que morrer não é o fim, mas passagem para a vida eterna. Aumenta nossa fé, fortalece nossa esperança e incentiva-nos à prática da caridade. Tu, que aos apóstolos reunidos no cenáculo ofereces o dom da paz, vem visitar nossos lares, afasta de nós todo tipo de vícios, falta de respeito e violência, e ajuda-nos a manter um clima de compreensão e diálogo renovador.
Abençoa, Senhor Jesus, as famílias do mundo inteiro. Cuida de nossas crianças e jovens, move os governantes a defender os interesses do povo, criando mais emprego e melhores condições de saúde e segurança. Que todos nós, seguidores de Jesus Ressuscitado, possamos unir nossas forças e inteligência para a construção de uma sociedade fraterna, em que todos vivam como irmãos e amigos.
Acolhe nossa prece, ó Cristo Ressuscitado, tu que vives com o Pai na unidade do Espírito Santo. Amém. (Oração composta pelo Pe. Luiz Miguel Duarte, sacerdote paulino)
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

A Palavra de Deus encontrou sintonia em minha vida? Qual é o apelo que desejo colocar em prática neste dia?


BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


Ir. Angela Klidzio, fsp

 
COMENTÁRIOS
Jesus caminha sobre as águas

Estava escuro e Jesus não estava com eles. Essa indicação, para além dos períodos da jornada, significa que sem aquele que é a “luz do mundo” tudo é sombra. Com variantes, o relato também é comum aos evangelhos sinóticos (Mt 14,22-34; Mc 6,45-51; Lc 8,22-25). À exceção de Lucas, nos outros dois sinóticos, como em João, o episódio de Jesus caminhando sobre o mar também segue o relato da multiplicação dos pães. Os elementos simbólicos presentes no texto são o meio de transmitir a mensagem. No universo simbólico, mar e noite apontam para a realidade da morte. O mar, na verdade um lago duzentos metros abaixo do nível do mar, era agitado pelo vento, que formava ondas. Jesus ainda não estava com eles; Jesus é visto por eles caminhando sobre as águas. Em Jó 9,8, nós lemos: “caminha sobre o dorso das águas”. Jesus manifesta seu poder divino caminhando sobre as águas. Ele, que é a luz do mundo (Jo 8,12), ilumina a vida dos discípulos, para arrancá-los do medo que imobiliza e distorce a visão: “Sou eu. Não tenhais medo”. A afirmação de Jesus nos remete ao livro do Êxodo 3,14: “Assim dirás aos israelitas: ‘Eu sou’ me enviou a vós”. O relato pode ser caracterizado como sendo uma epifania, cuja finalidade é revelar a divindade de Jesus.
Pe. Carlos Alberto Contieri


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=18%2F04%2F2015#ixzz3XcZxAdjf 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário